Castanhal - PA
WhatsApp

91 98146-6818

Abertura do Capítulo Nacional da OFS do Brasil em Castanhal no Pará - Nós Na Mídia

Geral

21/08/2015 às 14h42 - Atualizada em 24/08/2015 às 10h10

Abertura do Capítulo Nacional da OFS do Brasil em Castanhal no Pará

Diego Smith
Castanhal - PA
FONTE: Edmilson Brito

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta, 21 de agosto, ocorreu a abertura oficial do XXXVI Capítulo Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, OFS, no Cenóbio da Transfiguração, da Diocese de Castanhal, no Pará, com uma solene missa, presidida pelo Frei Almir Guimarães, OFM, logo após ocorre a composição da mesa, sob a moderação do Vice-Ministro Nacional, Vanderlei Suélio, que convidou o Ministro Nacional, Antônio Benedito; a Conselheira Internacional, Silvia Noemi Diana; o Assistente Internacional, Frei José Antônio,  o Presidente da Conferência dos Assistentes Espirituais do Brasil, Frei José de Arimatéia e o Assistente Nacional da JUFRA e palestrante do Capítulo, Frei Wellington.

Com as presenças dos capitulares inscritos, o Ministro Nacional declarou aberto o Capítulo, saudando a todos. O palestrante discorreu sobre o tema central do Capítulo, “Nosso ser hoje: mudar segundo o Evangelho para mudar o mundo” e o lema “Do Evangelho a Vida e da Vida ao Evangelho” e destacou: “A OFS é formada por leigos e leigas que compreendem, e assim querem atuar, como sujeitos eclesiais que se encontram inseridos nas diversas realidades sociais”. A OFS é formada por adultos que assumem o compromisso de vida evangélica ao modo de São Francisco de Assis.

Os mais de oitenta inscritos chegaram animados para um Capítulo que servirá para avaliar  caminhada, mas, acima de tudo, é o capítulo que elegerá o novo Ministro Nacional e os demais membros do Conselho Nacional.  O momento da eleição, que será eletrônica, ocorrera no sábado, 22 de agosto, por volta das 10h30, com a deposição dos cargos do Conselho cessante. O mandato dos conselheiros é de três anos e são eleitos, conforme constituições gerais aprovadas pela Santa Sé, pelos representantes dos dezesseis Regionais que representam as mais de quatrocentas fraternidades do Brasil.

Em um momento da abertura foi feita a apresentação de todos e houve a entrada da relíquia de São Francisco que vai percorrer por todas as regiões em preparação aos oitocentos anos da OFS. Os representantes dos Regionais adentraram ao auditório com as bandeiras dos seus estados.

A Conselheira Internacional agradeceu ao conselho que está terminando o trabalho: “Estou agradecida pelo serviço de todos os irmãos do conselho cessante pelo serviço importante que realizaram pela fraternidade Nacional”.

A sergipana Ana Petronila sente-se feliz por participar de mais um Capítulo Nacional. “Um momento de puro encontro, primeiro com Cristo, depois com os irmãos das diversas regiões do Brasil, que propicia um momento de troca de experiência e de vivência Fraterna”, declarou. 

O evento segue até domingo, 23, encerrando por volta das 12h, com almoço, quando os participantes seguem para as suas realidades locais.

Edmilson Brito
Coordenador Nacional de Comunicação da OFS
Outras informações pelo 91-98027-1076 (Cilene)

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 844 VEZES

Comentários

Veja também

Nós Na Mídia
Editoriais
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Diego Smith