Castanhal - PA
WhatsApp

91 98146-6818

Hemopa tenta regularizar estoques de sangue - Nós Na Mídia

Saúde

07/06/2016 às 17h37 - Atualizada em 07/06/2016 às 17h37

Hemopa tenta regularizar estoques de sangue

administrador
Castanhal - PA
FONTE: DOL

Foto: Alexandre Carvalho

Os estoques de bolsa de sangue estão em baixa no Hemopa. Devido a isso, o Hospital Ophir Loyola realizou reunião técnica para esclarecer a regularidade dos estoques de bolsas de sangue junto ao setor de Agência Transfusional. 


Durante o mês de maio ocorreu baixa no sistema de doações dos hemocentros dos principais Estados do país, resultando em uma grave queda nos estoques dos grandes hospitais, situação não diferente no Pará e no HOL, um dos maiores usuários de bolsa de sangue do Hemopa em virtude da alta complexidade.


Na última sexta-feira (1º), a Agência Transfusional do HOL reprogramou em 48h e 72h algumas cirurgias eletivas - aquelas que não apresentam necessidade de atendimento imediato-, priorizando assim os pacientes de neoplasias graves e prioridades de urgência.


O HOL possui campanha interna em desenvolvimento para sensibilizar sobre a importância da doação de sangue, e segue apoiando permanentemente todas as ações da Fundação Hemopa, inclusive a mais recente campanha denominada “Junho Vermelho”.


A família da jornalista Mariana Malato está sentindo de perto o problema. “Minha vó está internada há duas semanas na UTI. Ela entrou com problema pulmonar e pegou uma infecção e por isso está precisando de sangue. Os estoques de sangue estão baixíssimos e muitas cirurgias não estão sendo feitas devido esse motivo”, detalha.


Ela lamenta o problema da falta de sangue. “Todos temos que nos conscientizar. Infelizmente temos que passar por isso, para realmente sentir a gravidade. Não tem dinheiro que compre sangue. Minha vó está em ótimo hospital, com os melhores médicos. Não é dinheiro ou competência, apenas a solidariedade das pessoas para ajudar”.

“Independente de qual o tipo do sangue, se vai ser para minha vó Rosita Ferreira Ribeiro, o importante é ir até o Hemopa e doar”, finaliza.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 232 VEZES

Comentários

Veja também

Nós Na Mídia
Editoriais
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Diego Smith