Castanhal - PA
WhatsApp

91 98146-6818

Pavulagem encerra quadra junina neste domingo - Nós Na Mídia

Cultura

02/07/2016 às 08h24 - Atualizada em 02/07/2016 às 08h24

Pavulagem encerra quadra junina neste domingo

administrador
Castanhal - PA
FONTE: DOL

Foto: Dah Passos

O que começou como uma brincadeira se tornou tradição e um dos elementos mais importantes dos cortejos juninos do Arraial do Pavulagem: os mastros de São João. Erguidos na Praça dos Estivadores na abertura do Arrastão do Pavulagem, os mastros serão derrubados neste domingo (3) celebrando o encerramento da quadra junina.


A cerimônia de derrubada apresenta um desafio a homens e mulheres: subirem para retirar a bandeira que fica no alto de cada um deles. O momento evoca a memória das festividades de santo do interior do Estado e também anuncia os últimos instantes dos festejos para São João.


Suelle Reis, pernalta do Pavulagem, aceitou o desafio em 2011 e foi tentar a sorte no mastro das mulheres. “No dia anterior ao dia em que subi, havia trabalhado em plantão noturno e no domingo fiz todo o cortejo na perna de pau. Estava muito cansada, mas queria participar deste momento para relembrar as brincadeiras de infância”, conta. Enquanto subia, Suelle teve o apoio da multidão que a olhava atentamente. “Teve um momento em que o cansaço bateu, mas olhei para baixo e vi muitos amigos me apoiando, então só de ver aquilo já valeu a pena, pois poucos tiveram o privilégio que tive de ver a multidão do alto e em harmonia pela cultura popular”, recorda. 


História


Durante a abertura dos cortejos do Pavulagem, os brincantes se revezam no carregamento dos mastros (um para os homens e outro para as mulheres) e, ao tocarem nele, fazem pedidos para desencalhar, arrumar uma esposa/marido ou “sair do caritó”, como dizem no ditado popular. Uma antiga lenda conta que eles representam sorte no amor.


Assim, os mastros trazem para a festa a mistura de superstição com a devoção aos santos da quadra junina (Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal).


Serviço:
Arrastão do Pavulagem 2016. 
Domingo, 3 julho.
Concentração: 9 horas, na escadinha da Estação das Docas

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 263 VEZES

Comentários

Veja também

Nós Na Mídia
Editoriais
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Diego Smith