Castanhal - PA
WhatsApp

91 98146-6818

Salinas tem sol, mar e... muito lixo - Nós Na Mídia

Cidades

19/07/2016 às 13h31 - Atualizada em 28/07/2016 às 09h12

Salinas tem sol, mar e... muito lixo

administrador
Castanhal - PA
FONTE: Luiz Octávio Lucas/De Salinópolis

Foto: Luiz Octávio Lucas

O grande fluxo de veranistas que procuram Salinópolis, no Nordeste do Pará, nesta época de férias escolares, traz aos balneários do município um problema ambiental que impressiona: o descarte de lixo. No final da tarde do último domingo (17), na Praia do Atalaia, a mais procurada pelos banhistas, a maré baixa evidenciava o cenário desolador, com a areia tomada por descartáveis, latas de bebidas, garrafas de vidro e plástico, embalagens e cascas de coco, entre outros itens. O contraste entre o belo cenário natural que Salinas oferece e o verdadeiro lixão deixado por alguns frequentadores é condenado pelo professor Dicleidson Costa. 


VEJA AS IMAGENS


“Eu trago minha sacola plástica para guardar o lixo. Acho que é falta de conscientização ambiental”, observa o educador, que está de férias com os familiares no Atalaia. “Essas pessoas não pensam na coletividade. Em outros lugares do Brasil, a gente não vê isso”. 

SEMPRE EM JULHO


O engenheiro civil Nader Rachid, 40 anos, não está de férias, mas aproveitou a folga de domingo para levar a filha Nadine, de 1 ano, para brincar na praia. Segundo ele, o problema é recorrente no mês de julho. “Falta conscientização aos turistas, pois no resto do ano a praia permanece limpa”, analisa. “As pessoas deviam trazer suas sacolas, levar o lixo para um lugar adequado, mas jogam na areia, porque é mais fácil”, critica. 


Apesar da situação, diversos órgãos ambientais realizam no município o projeto Tenda Verde que estima retirar cerca de 5 toneladas de material reciclável das praias a cada fim de semana. O trabalho tem auxílio de 2 caminhões, uma caçamba e se divide em 3 turnos com 120 catadores.


Eliezer Nascimento, gari, diz que material é recolhido todo dia. (Foto: Luiz Octávio Lucas)


“Quanto mais a gente coleta, mais lixo é jogado”

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 265 VEZES

Comentários

Veja também

Nós Na Mídia
Editoriais
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Diego Smith